Data de publicação: 11/03/2020
A alergia é um processo bastante comum do nosso corpo. Quando ocorre nos olhos, a alergia é uma resposta do sistema imunológico na tentativa de combater um agente externo (chamado de alérgeno), que pode ser trazer algum dano para a visão. Entre os tipos mais comuns de alergias oculares estão as conjuntivites alérgicas.
Em geral, as alergias oculares são causadas por:
Pólen, Pelos de animais de estimação, Ácaros, Mofo, Fumaça de cigarro, Poluição, Poeira, Perfume.
Existem quatro tipos principais de alergias conhecidas como conjuntivites alérgicas. São elas:
Vale reforçar que as alergias oculares são formas não contagiosas de conjuntivites – diferentemente das conjuntivites causadas por infeções virais ou bacterianas, que são altamente contagiosas.
Os sintomas das alergias oculares incluem vermelhidão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e coceira nos olhos. O correto diagnóstico da conjuntivite alérgica precisa ser feito por um oftalmologista.
Tanto crianças quanto adultos podem sofrer com as alergias oculares, sendo a condição mais comum em pessoas que já manifestam outros tipos de alergia, como rinite, asma ou mesmo alergias na pele.
Se não diagnosticada e tratada corretamente, as alergias oculares ou conjuntivites alérgicas podem se prolongar, trazendo risco de danos à visão. Por isso, ao identificar os sintomas, os pacientes devem buscar ajuda especializada junto ao oftalmologista, que recomendará o tratamento adequado para cada caso.
Tratamento da alergia ocular
O primeiro passo no tratamento da alergia ocular é a identificação e, sempre que possível, o controle da exposição ao agente causador. Além disso, o oftalmologista pode prescrever colírios capazes de diminuir ou barrar a reação alérgica nos olhos, aliviando os sintomas de forma significativa e muitas vezes imediata.
Com o objetivo de proteger a superfície dos olhos e diluir a quantidade de alérgenos presente, o médico pode recomendar também o uso de lágrimas artificiais. Outro benefício do uso de lágrimas artificiais no tratamento das conjuntivites alérgicas é evitar o ressecamento ocular, que pode ser provocado pelo uso de antialérgicos sistêmicos.
Se os sintomas persistirem ou forem muito intensos, o médico pode ainda associar os colírios a outros medicamentos orais e até mesmo injetáveis para controlar o processo alérgico.
Tags:
#oftalmologia #alergiaocular #oftalmologista
Doença de Olho Seco e Diabetes.
Estudo revela necessidade de triagem
19/11/2019
Dispositivo de Visão Artificial - Orcam MyEye 2.0
Mais autonomia às pessoas com deficiência visual.
05/02/2020
Lentes de Contato
Dicas e Cuidados
07/02/2020
Derrame Ocular
O que é e como evitá-lo.
18/01/2020
Colírios
Dicas e Cuidados
17/02/2020
É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado neste site entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis.