OftalmoTrade - Soluções 20/20 em Oftalmologia

Coronavírus

Recomendações para Oftalmologistas

Data de publicação: 28/02/2020


Coronavírus

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, os relatórios sugerem que o novo surto de coronavírus pode causar conjuntivite e possivelmente ser transmitido pelo contato com a conjuntiva. A esse respeito, eles explicam que pacientes que se apresentam ao oftalmologista para conjuntivite juntamente com sintomas respiratórios e viajaram recentemente para a China ou países em surto, assim como os que têm parentes que retornaram recentemente podem ter a doença. 

O que é coronavírus? Os coronavírus são uma ampla família de vírus que normalmente afetam apenas animais, embora alguns deles possam se espalhar de animais para humanos. Eles podem produzir qualquer coisa, desde um resfriado comum até doenças mais graves. O tipo mais recente de coronavírus, chamado "2019-nCoV" ou simplesmente "coronavírus Wuhan", foi detectado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan e confirmou-se que causa infecções respiratórias graves, incluindo pneumonia. Os afetados apresentam sintomas como febre, tosse, falta de ar ou conjuntivite, que podem aparecer entre 2 e 14 dias após serem expostos ao vírus. Além disso, de acordo com um artigo publicado no The Lancet, os pacientes podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas. Embora pareça que esse novo coronavírus não seja tão grave quanto o SARS-CoV (que começou na China em novembro de 2002) ou tão letal quanto o MERS-CoV (detectado em 2012 na Arábia Saudita), ele se espalhou rapidamente para outros países e já houve um número significativo de mortes.

O que você precisa saber: Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, o vírus parece se espalhar através de pequenas gotas respiratórias, embora também possa se espalhar se as pessoas tocarem em um objeto contaminado com o vírus e depois tocarem sua boca, nariz ou olhos. Alguns artigos sugerem que o vírus pode causar conjuntivite e ser transmitido pelo contato com a conjuntiva. Portanto, pacientes que vão ao oftalmologista para conjuntivite e apresentam sintomas respiratórios, além de terem viajado para o exterior, principalmente para a China, podem ser suspeitos de ter o vírus. Conforme declarado pelo Ministério da Saúde da Espanha em seu site, não há tratamento específico para o novo coronavírus, embora existam muitos tratamentos para controlar seus sintomas.

Recomendações para oftalmologistas: Embora a conjuntivite não seja um dos sintomas mais comuns do 2019-nCoV, a American Academy of Ophthalmology fez uma série de recomendações aos oftalmologistas para agirem rápida e eficientemente no caso de serem os primeiros especialistas a avaliar pacientes possivelmente infectados. Algumas dessas recomendações incluem: 1. Verificar se o paciente também apresenta sintomas respiratórios. 2. Perguntar ao paciente se ele / ela viajou para a China ou se ele / ela tem amigos ou familiares que retornaram recentemente do país. 3. Os especialistas devem proteger a boca, o nariz e os olhos adequadamente contra a suspeita de um paciente que apresenta esse vírus.

Fonte: IBAP - Escola de Oftalmologia - www.ibap.org.br

#coronavirus #epidemia #oftalmologia 


   É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado neste site entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis.

WhatsApp